BLOG DA JACARANDÁ

Espaço dedicado a notícias, projetos da escola e troca de idéias e experiências.

Participe!
Faça seus comentários e envie suas dicas!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que podemos fazer para melhorar a saúde das crianças?

Nessa época de tantas doenças respiratórias, a saúde é uma preocupação de todos que convivem com crianças pequenas e é algo complexo, que vai muito além do simples combate aos vírus e bactérias. Através da alimentação e dos cuidados diários, assim como da forma de lidar com as doenças, você pode ajudar a criança a se fortalecer e aprender a interagir com o mundo - conheça melhor a abordagem da Medicina Antroposófica, que sempre nos ajudou a proporcionar um ambiente saudável aqui na escola. No dia 6 de maio, tivemos um encontro com o Dr. Luiz Fernando de B. Carvalho, o médico antroposófico que assessora a Jacarandá, e queremos compartilhar com vocês!

É difícil resumir uma "palestra" que foi, na verdade, uma conversa entre o dr. Luiz Fernando, mães e pais de crianças de várias idades e professoras da escola. Procuramos relatar os pontos principais com a maior fidedignidade possível e esperamos que as pessoas que estiveram presentes colaborem, complementando e apontando possíveis deslizes. Para quem não pôde comparecer, fica o convite para dialogar com o texto e enviar suas dúvidas e opiniões.

Leia mais: como a criança aprende a comer bem, a relação entre digestão e alergias, o nascimento dos dentes e os resfriados, dicas para manter as crianças aquecidas.



quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dica de mãe: bazar Baby Bum


Este é um bazar bastante interessante para quem procura roupas e acessórios diferentes. Lá também é possível encontrar etiquetas de tecido para nomear roupas e uniformes e etiquetas plásticas personalizadas.


Vale fazer algumas ressalvas:
1- Como é uma bazar de marcas caras, há mais artigos baratos nos primeiros dias e é preciso "fuçar".
2- É preciso ficar bem atento aos lugares onde você compra, pois primeiro retira-se fichinhas em cada um dos espaços, com o valor da compra, depois paga-se tudo junto (cartão de crédito inclusive) e depois é preciso fazer uma "via sacra" para retirar cada compra em seu local de adesão.
3- Embora haja um espaço para oficinas de crianças, as menores não podem ficar sozinhas e o local fica bastante cheio, então para fazer compras com tranquilidade vale ir sem crianças pequenas.



Boas compras!
Leka (mãe da Manuela - G2T)

Aprenda a cantar e brincar de EPO

Aqui vai a partitura de uma brincadeira que fazemos nas aulas de música dos Grupos 4 e 5 e que todos puderam conhecer na Festa das Mães. Depois de cantar uma vez a música por completo, repetimos, sem falar o EPO, mas mantendo o gesto; em seguida, omitimos o TAI TAI e assim por diante, até restar somente a percussão corporal. Tentem fazer em casa!


Beto

terça-feira, 18 de maio de 2010

Um sábado com arte, brincadeira e matemática!



Nossa festa em homenagem às mães foi repleta de cores! Organizamos 7 oficinas para que pais e filhos pudessem vivenciar juntos algumas das atividades que realizamos para trabalhar as noções matemáticas, com arte e criatividade.



A pintura espelhada, em que se formam figuras simétricas: é a metade ou é o outro lado?




Fazer colares com macarrão, canudinhos e contas coloridas é uma forma de se enfeitar, de se transformar num personagem de conto de fadas, de treinar as mãozinhas para um trabalho delicado e de escolher uma sequência e criar um padrão: um macarrão, dois canudinhos, um macarrão, dois canudinhos...







Jogo da memória é divertido para todas as idades! Nesta oficina, dava para fazer um jogo com cartão e desenhos repetidos, figuras de revistas ou de papel de embrulho - só precisa encontrar o par!



A festa foi também uma oportunidade de apreciar alguns trabalhos de todos os grupos, numa exposição que ainda estará acessível até o final desta semana.



Para as crianças, que ajudam a preparar a exposição, um momento de muita alegria e orgulho é a hora de entregar o presente que confeccionaram para a mamãe!


terça-feira, 11 de maio de 2010

Show gratuito do Palavra Cantada

Uma boa sugestão para esse final de semana é aproveitar a Virada Cultural e assistir a apresentação do Palavra Cantada, no domingo de manhã, na Praça Júlio Prestes.

O Palavra Cantada costuma fazer shows animados, para pais e filhos cantarem e dançarem juntos. As crianças já conhecem diversas canções do grupo, como "Rato", "Sol, Lua e Estrela", "Pé com Pé", "Toda Criança Quer", "Ora, bolas" e o hit "Sopa". Qual é a sua preferida?


Para chegar lá: a praça fica perto da estação de trem Júlio Prestes e as estações de metrô mais próximas são LUZ e SANTA CECÍLIA. Se você preferir ir de carro, pode usar o estacionamento da Sala São Paulo.
mais informações sobre o evento completo, veja em http://www.viradacultural.org/

Talvez seja também uma boa oportunidade para caminhar pelo centro da cidade! Bom proveito!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Seu filho sabe assoar o nariz?

Respirar pelo nariz é fundamental para a boa saúde! O nariz funciona como um filtro e um aquecedor natural para o ar que vai para os pulmões, protegendo as crianças de doenças respiratórias e até melhorando a postura corporal.
Nessa época do ano, quando as crianças estão mais sujeitas a gripes e resfriados, a respiração nasal fica comprometida. Por isso, nossa assessora em fonoaudiologia, Maristela Bernardinelli, trará, ao longo desse mês, orientações e técnicas para que as professoras ensinem as crianças a expirar pelo nariz, além de lavá-lo com frequência.



As crianças serão ensinadas a higienizar o nariz assoando uma narina de cada vez: o dedo indicador de uma das mãos deve fechar uma narina enquanto o dedo da outra mão deve abrir e fechar a outra narina em movimentos intermitentes. Após a higiene nasal serão realizadas atividades que trabalhem a conscientização e percepção da passagem do ar pelo nariz.

Nesta terça-feira, diversos grupos da manhã já realizaram brincadeiras que ajudam a perceber o ar saindo por cada narina, com papéis picados, por exemplo, e todos se mostraram bem interessados. É incrível como para as crianças é uma descoberta perceber que é possível sentir aromas diferentes quando se respira pelo nariz!


Fazer a higiene com água ou soro fisiológico diariamente vale pra casa também!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Colcha de retalhos: o G4 costurando suas memórias

O G4 da manhã, inspirado no livro A Colcha de Retalhos (Conceil C. Silva/ Nye Ribeiro Silva), está montando sua própria colcha. Cada criança traz de casa um pedaço de pano que conte um pouco de sua história: um retalho da primeira sunga, um pedaço do babador que usava quando era bebê... os pais são convidados a vir aqui na roda, ajudar a contar essa história, num gostoso e emocionante passeio pelas memórias de cada um. Contar e recontar, ouvir, conjugar o tempo passado, conhecer diferentes costumes familiares e até costurar, de verdade! É um rico projeto, que ainda terá muito para contar.
E você, também guarda na memória um pedacinho de tecido?