BLOG DA JACARANDÁ

Espaço dedicado a notícias, projetos da escola e troca de idéias e experiências.

Participe!
Faça seus comentários e envie suas dicas!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Seu filho sabe assoar o nariz?

Respirar pelo nariz é fundamental para a boa saúde! O nariz funciona como um filtro e um aquecedor natural para o ar que vai para os pulmões, protegendo as crianças de doenças respiratórias e até melhorando a postura corporal.
Nessa época do ano, quando as crianças estão mais sujeitas a gripes e resfriados, a respiração nasal fica comprometida. Por isso, nossa assessora em fonoaudiologia, Maristela Bernardinelli, trará, ao longo desse mês, orientações e técnicas para que as professoras ensinem as crianças a expirar pelo nariz, além de lavá-lo com frequência.



As crianças serão ensinadas a higienizar o nariz assoando uma narina de cada vez: o dedo indicador de uma das mãos deve fechar uma narina enquanto o dedo da outra mão deve abrir e fechar a outra narina em movimentos intermitentes. Após a higiene nasal serão realizadas atividades que trabalhem a conscientização e percepção da passagem do ar pelo nariz.

Nesta terça-feira, diversos grupos da manhã já realizaram brincadeiras que ajudam a perceber o ar saindo por cada narina, com papéis picados, por exemplo, e todos se mostraram bem interessados. É incrível como para as crianças é uma descoberta perceber que é possível sentir aromas diferentes quando se respira pelo nariz!


Fazer a higiene com água ou soro fisiológico diariamente vale pra casa também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário