BLOG DA JACARANDÁ

Espaço dedicado a notícias, projetos da escola e troca de idéias e experiências.

Participe!
Faça seus comentários e envie suas dicas!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Férias: momento para infância, tempo e espaço


     Quem não se lembra daquela sensação maravilhosa de entrar de férias e descansar o corpo, a mente e porque não a alma? Quem não se lembra da sensação do primeiro dia de férias?

Geralmente para o professor, os primeiros dias de férias são regados a sono, pijama, filmes e diálogos com pessoas com quem convivemos e pouco falamos.

E para as crianças, como serão as férias para elas? Algumas delas têm mais atividades do que os adultos. E há crianças que, quando entram de férias, têm mais atividade do que tinham no decorrer do semestre!

Férias não é interrupção do conhecimento e sim o aprimoramento de todos os saberes vividos e convividos na escola, na relação com outras crianças e adultos, momento do conhecimento se transformar em aprendizagens práticas no dia a dia e serem vivenciadas.

Acomodação no tempo e espaço da criança, que não a engessa e sim, promove sentido ao que foi aprendido. Aprendemos tanto quando estamos longe da escola e de forma mais intensa!

No mundo contemporâneo, ainda existem as crianças que saem de férias para os Cursos de Férias na própria instituição escolar, o que demanda maior criatividade e empenho dos profissionais que o fazem, pois todos esperam uma rotina alternativa em detrimento à sua rotina escolar. O que fazer?

Criatividade, planejamento, produção e ressignificação são palavras que respondem essa questão. Temas semanais, oficinas, teatro, música, diversidade de materiais e profissionais acompanham e são ferramentas que norteiam este trabalho.

 Para aqueles que ficam em casa, criatividade também é tudo: visitar familiares e amigos, piquenique na varanda, acampamento na sala, sessão pipoca entre os colegas, banho de piscina ou mangueira, olhar as nuvens, pegar todos os brinquedos do quarto... A mente humana é capaz de muitas façanhas para fugir do ócio, ou que este seja criativo.

O melhor de tudo isso é ver as crianças da escola na volta das férias. É impressionante como retornam “mais sabidas e crescidas”. É porque tiveram tempo para acomodar o aprendido, deram sentido a cada coisa nova, a cada conquista. Significaram as suas frustrações, encontrando, de forma mais consciente, caminhos para resolverem seus conflitos. A rotina nos empurra para as relações mais automatizadas. As férias interrompem essa rotina e nos conectam ao mundo, aos lugares, às pessoas, às simplicidades.

Ofereçam espaços de brincar... Ofereçam-se aos seus filhos e filhas... E boas férias e um sábio retorno!




Vanessa M. Antonio

E nosso blog também entra em férias! Até agosto!

Um comentário:

  1. Olá Vanessa!
    É incrível mesmo, o que as férias nos proporcionam.
    Parece que as crianças voltam mais "elétricas" mas na verdade é que houve tempo para o conhecimento se acomodar e integrar abrindo mais "espaço" para mais conhecimentos!
    Então, boas férias para nós!bjus Thais Miyosi
    Bjus

    ResponderExcluir