BLOG DA JACARANDÁ

Espaço dedicado a notícias, projetos da escola e troca de idéias e experiências.

Participe!
Faça seus comentários e envie suas dicas!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cabra-cabriola: o que é isso?

Cabra-cabriola é o nome de um tipo de bicho-papão, que assusta crianças à noite. Essa criatura, que já tirou o sono de muitos meninos e meninas, veio na bagagem de histórias dos portugueses e se misturou com os "causos" contados pelo Brasil.

Mas olhem que curioso: a cabra-cabriola é também o nome de uma brincadeira da região Centro-Oeste, em Goiás (GO).

CABRA CABRIOLA, ONDE ESTÁ A BOLA?

Jeito de brincar:
O grupo de crianças escolhe uma para ser o cabra-cabriola. Ela fica na frente, virado de costas para o grupo, com uma bola na mão (que pode ser feita com meias velhas e coloridas). 
Para começar a brincadeira, o cabriola joga a bola para o alto e uma pessoa do grupo a esconde.
Depois, o grupo pergunta “Cabra-cabriola, onde está a bola?”. E o cabriola tem que adivinhar com quem ela está. Se ele acertar, a pessoa que escondeu a bola vira o novo cabriola.



Gostaram da brincadeira? As crianças do Grupo 4 e 5 estão adorando brincar disso e conhecer brincadeiras de outras regiões do Brasil, que compartilham com o Agrupamento.




                                                       Marcia e Caio

2 comentários:

  1. Sou psicólogo e trato de um menino cujo maior medo é a cabra-cabriola vir pegá-lo à noite. Saber dessa brincadeira e poder mostrar a ele as crianças brincando de cabra-cabriola vai servir, e muito, para desmitificar o "monstro" e ajudar o menino a lidar melhor com seus medos. Grato. Edson Vizzoni. RJ.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Edson, ficamos contentes que outros possam aprender novas brincadeiras conosco, obrigada pelo comentário. Também acreditamos que um bom jeito de lidar com os medos é através de brincadeiras, músicas e histórias. Bom trabalho e um abraço.

    ResponderExcluir