BLOG DA JACARANDÁ

Espaço dedicado a notícias, projetos da escola e troca de idéias e experiências.

Participe!
Faça seus comentários e envie suas dicas!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval para crianças

Carnaval é época de folia, de brincadeira, música e fantasia: ou seja, tudo o que criança gosta! Na Jacarandá, a cada ano escolhemos uma forma de abordar o vasto universo carnavalesco, de modo que as crianças comecem a formar um repertório de imagens, informações, sons, músicas e movimentos desse importante patrimônio cultural do nosso país. O principal, no entanto, é que as brincadeiras e atividades sejam vivências gostosas e que cada criança encontre um jeito de participar com alegria - afinal, nem todas gostam de vestir fantasia ou de brincar com confete...
Neste ano, vamos focar as marchinhas, tanto as clássicas quanto as atuais. As marchinhas são um tipo específico de música, com um ritmo e uma sonoridade baseados nas bandas militares, que convidam realmente a... marchar, ou seja, andar em grupo acompanhando a música. As primeiras marchinhas de carnaval, surgidas em 1920 para animar os desfiles de rua e bailes de salão, continuam a encantar as crianças! Ó jardineira, por que estás tão triste... Ala-la-ô, ô ô ô, ô ô ô, mas que calor - ô ô ô, ô ô ô...
Desde alguns anos atrás, vemos ressurgir a tradição das marchinhas e atualmente temos várias músicas novas, como as tocadas em São Luís do Paraitinga (as crianças adoram a do Bloco do Curupira) e as compostas pela Palavra Cantada (a preferida por aqui parece ser a do cão Pepe).
Uma boa oportunidade para quem quiser conhecer e curtir essa nova geração de marchinhas carnavalescas é a saida do "Bloco Nóis Trupica Mais Não Cai" que passeia pelas ruas da Vila Madalena já a partir do próximo dia 27 de fevereiro. A concentração está  marcada para as 17h30 no Espaço Rio Verde (Rua Belmiro Braga).
Outra boa pedida são as apresentações do "Carnaval Turbilhão", de Maurício Pereira, que também retomam as marchinhas clássicas, com qualidade e um charme que encanta crianças e adultos de todas as idades!
26/01 – 18h -  Livraria Cultura – Shop. Villa-Lobos - SP - grátis
01/03 – 13h -  FNAC Paulista - SP - grátis
04/03 – 20h –  Livraria da Vila (Al. Lorena) - SP - grátis
05/03 – 22h – Casa de Francisca – SP
07/03 – 17h – SESC Bertioga – Bertioga – SP - grátis

Na próxima semana, faremos nossas comemorações pré-carnavalescas, com diversas atividades e brincadeiras. Preparem suas fantasias!
Mamãe eu quero, mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar!!!

2 comentários:

  1. Criança adora folia. Aqui na Tomate, faremos customização de fantasias na próxima sexta dia 4.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica! Fazer fantasias é uma boa bricadeira mesmo - aqui, as professoras e crianças inventaram, com papel e outros materiais, saias de banana nanica, espadas de pirata, capas de toureiro, colares... Nosso desfile de blocos foi bem animado e amanhã tem baile à fantasia!

    ResponderExcluir